quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Razão e sensibilidade


Uma cidade de apenas 85 mil habitantes, rodeada por montanhas cobertas de neve ao norte da Eslováquia, assim é Zilina. Entre as construções com arcadas burguesas dos séculos 16 e 17, no coração da pacata cidade um moderno e arrojado shopping center foi erigido, transformando definitivamente a paisagem com suas luzes, formas e cores.

Inaugurado em fevereiro de 2011, o Mirage Shopping Center pode ser descrito, de fato, como uma “miragem” na região central da terceira maior cidade da Eslováquia. São 22 mil m² para abrigar mais de 100 lojas. A proposta arrojada do projeto arquitetônico, assinado por Michal Divis, revela-se já na fachada, revestida por hexágonos em metal e vidro, que lembram uma grande colmeia. Ao cair da noite, uma surpresa: suaves luzes azuis iluminam o shopping e seu entorno, atraindo a população.


Esta atração mágica é resultado do lighting design da Zumtobel, que criou soluções luminotécnicas baseando-se em sistemas modernos e inteligentes em todas as áreas comuns do conjunto, composto por luminárias e controles de iluminância.


O Mirage é composto por um prédio circular com adjacências retangulares e uma torre redonda, inspirada no Castelo Budatin, situado ao norte da cidade. Uma grande claraboia, em forma de coroa, finaliza o conjunto.


Para este portentoso empreendimento comercial, o escritório Zumtobel desenvolveu um projeto luminotécnio considerando apenas duas únicas e modernas soluções: uma para a iluminação externa e fachada e outra para os ambientes internos de circulação comum. O projeto para as áreas exteriores é simples e funcional. A opção foi por uma luz mais suave para a fachada com produtos Bega, como luminárias de chão e de embutir no teto, e colocou-se uma faixa especial de LEDs em cada ângulo dos hexágonos que a recobrem, com variação no padrões de cores, desenvolvido pela empresa Copper Lighting. Esta solução incomum apenas se revela quando a noite cai: 2.000 spots de LEDs se acendem, e a partir de um controle DMX, cada spot pode ser controlado individualmente.


Nas áreas públicas, foram utilizadas linhas de slotlight e de LED, downlight FD 1000 e luminárias circulares de superfície Ondaria.


Para os interiores, as fontes de luz são de alta qualidade e eficiência e foram pensadas para dar a sensação de luz diurna o tempo todo. O lobby, em forma circular, durante o dia é iluminado por uma grande claraboia, que serve todo o ambiente com luz zenital. À noite, o sistema de controle de iluminação suave de 400 lux das luminárias de teto do sistema Cielo, desenvolvido pela própria Zumbotel, permite a sensação prazerosa e permanente da luz do dia. Os módulos quadrados de iluminação Cielo foram usados tanto nas grandes quanto nas pequenas áreas em dois tamanhos-padrão: em 600mm e 900mm, e com luz branca e coloridas.


Downlights fornecem uma iluminação uniforme no grande lobby, e também têm a função de direcionar os consumidores através dos intermináveis corredores de lojas, enquanto faixas de LED de diferentes cores criam uma atmosfera vívida e confortável nos pisos individuais, criando cenas dinâmicas a cada nova angulação do setor comercial.


Conjuntos de luminárias 2 x 2 foram colocados no teto intercalados por lâmpadas coloridas para oferecer um ambiente de bem-estar enquanto cada pessoa decide o que comprar entre tantas vitrines e serviços.

Na praça de alimentação, a iluminação foi pensada para ser ideal à pausa nas compras. Panos infinitos de downlights de LED e um sistema de spotlights compactos de LED com cones direcionáveis dão vivacidade ao local das refeições, sem contudo tirar o efeito de relaxamento.

As escadas da passagem adjacente que leva ao cinema também foram consideradas e são iluminadas uniformemente por discretas luminárias circulares suspensas.

Todo o shopping Mirage é controlado por um sistema inteligente de gerenciamento de luz, permitindo à administração flexibilizar o uso da energia, de maneira que o cliente participa ativamente do programa de redução de energia do projeto luminotécnico – tanto as luminárias individuais quanto as em grupo no sistema plug & play dimerizadas otimizam a qualidade da luz e o consumo energético, usando sistemas como o Luxmate Professional e o sistema de emergência de LEDs.

O trabalho do lighting design e da arquitetura do Mirage Shopping Center deram motivos suficientes para que ele fosse eleito o “novo coração de Zilina”, consequência, como destaca o arquiteto Michal Divis, “de um trabalho realizado diretamente com a Zumtobel em todas as fases do projeto de lighting design, para oferecer a melhor atmosfera ao shopping e também para obter as melhores soluções para os usuários e investidores. Encontramos na Zumtobel o melhor parceiro para desenvolver e colocar em prática nossas ideias para a iluminação do Mirage”. (Por Deborah Peleias, para a revista L+D, edição 34)




Mirage Shopping Center

Zilina, Eslováquia

Lighting Design: Zumtobel / consultores Marsy Banska Bystrica

Projeto Arquitetônico: Michal Divis

Fornecedor: Zumtobel (sistema modular Cielo, luminárias Ondaria, downlight de panos infinitos, luminária Perluce D Louvre, Resclite, Ecosign, Erogsign, luzes de emergência Comsign, luminárias de sinalização de fuga, Luxmate Professional, Luxmate Daylight), Bega (luminárias de chão e de embutir em parede)

Fotos: Zumtobel