terça-feira, 23 de dezembro de 2008

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Confirmado: Jesus é brasileiro


Parece heresia às vésperas do Natal e que uma rena caia sobre mim se estou mentindo: Jesus é carioca, tem 20 anos e troca beijos com Madonna em boate de São Paulo.
Jesus, então, é este cara da foto?
Feliz Natal!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Ah, o passado nos entrega...

Resolvi "googlar" meu nome depois que uma amiga que não vejo há anos disse ter me encontrado no Google. Descobri que um dia foi dito assim: Uma agência só se torna sólida quando reconhece o talento dos profissionais que a construiu. http://www.enfasenet.com.br/enfasenet.swf. Não fui eu quem disse.

XOXO

Amantes de HQ mais tristes


Para quem gosta de HQ, uma triste notícia: a editora Opera Graphica encerrará suas atividades em 22 de dezembro. A editora publicou mais de 400 títulos, como Krazy Kat, álbuns do Batman, Super-Homem e O Fantasma.

No evento de encerramento, que acontece dia 22 na Comix Book Shop, em São Paulo, serão lançados Desenhando Anatomia - Animais, Príncipe Valente Vol. 20 e Fantasma - O Espírito que Anda.

Espero que esta onda de baixas em nossa cultura editorial pare por aqui!

Não confie em ninguém com mais de 20 dentes...

Em São Paulo, 4 foram flagrados roubando donativo para Santa Catarina
A exemplo do que ocorreu em Santa Catarina, onde voluntários e soldados do Exército foram flagrados roubando produtos doados às vítimas das enchentes naquele Estado, em São Paulo, quatro funcionários da Defesa Civil da Prefeitura foram pegos em flagrante furtando alimentos que seriam encaminhados ao Sul. O furto aconteceu no dia 8, no centro de triagem no Bom Retiro, região central.

Na mesma data, a Prefeitura registrou um boletim de ocorrência. Um deles, que não era servidor de carreira, foi exonerado. Os demais foram afastados e estão respondendo a processo administrativo. "Mas, ao final, serão demitidos, eles confessaram e as provas são incontestáveis", afirmou Edsom Ortega, secretário executivo de Segurança Urbana. O furto também foi registrado pelas câmeras de monitoramento. "Eles furtaram só alimentos", afirmou o secretário, que não soube informar a quantidade.
Ele teme que a população pense que não existe controle das doações. "Temos um monitoramento rigoroso, tanto é que conseguimos flagrar a ação. Esse tipo de trabalho tem risco em qualquer lugar do mundo." Até agora já foram encaminhadas para Santa Catarina mil toneladas de doação em 50 caminhões.
O Estado de S. Paulo

Em nome de quem?

Ao ler a reportagem no UOL - http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/12/17/ult5772u2225.jhtm - sobre a demolição de dois prédios (o Mercúrio e o São Vito) no centro de São Paulo ocorreu-me uma forte indignação. Vale a pena desalojar tantas famílias e criar um desperdício de material de construção civil em nome de uma praça e estacionamento para clientes vips do Mercadão em nome da revitalização do centro velho da capital paulista? Onde está a sustentabilidade tão aclamada mundialmente?
Existem coisas que não entendemos e que ninguém sabe explicar. Registro aqui meu apoio às famílias que, de repente, se vêm arrancadas de seus lares, sem perspectivas de onde morar.
Na foto, vista do edifício Mercúrio, publicada no UOL

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Segredo da longevidade

Li no G1 a história de Mischief, um gato de 27 anos que pode ser o mais velho da Inglaterra. De acordo com seus donos, a preguiça é o trunfo de Mischief para ter esta longevidade. O título de gato mais velho da Inglaterra ainda não é oficial, e o título nessa categoria no livro Guinness pertence a Willow, um gato que viveu 26 anos em Shrewsburry. O mais velho do mundo foi Creme Puff, do Texas, que chegou aos 38 anos.
A dona de Mischief diz que a dieta é normal (ração e carne em dias alternados) e que em sua juventude era bem ativo. Hoje, o bichano só se mexe para comer. Ele dorme cerca de 16 horas por dia e não se aventura mais fora da casa onde vive, em St. Austell, Cornuália.
Em casa, tenho uma bichana de 18 anos - fará 19 em 22 de fevereiro - que também mais dorme do que fica acordada. Há um ano, descobri que a Jeannie tem insuficiência renal, e achamos que ela não resistiria. Jeannie tem provado ser uma valente, ganhou peso, mantém a dieta de baixa proteína, com ração especial, atum e hemodiálise química duas vezes por semana.
Espero que, assim como Mischief, minha Jeannie faça de sua preguiça o seu segredo de longevidade.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Fotos e promessas de anos velho e novo

Depois de ler a reportagem "Brasil é um dos últimos em ranking de suborno da Transparência Internacional" (da BBC Brasil.com, publicada no UOL Notícias em 9/12 - http://noticias.uol.com.br/bbc/reporter/2008/12/09/ult4904u763.jhtm) pensei em fazer alguns pedidos para Papai Noel, do tipo "por favor, não permita mais que a imprensa publique matérias como esta", porque o título me enganou, achei que o Brasil estava bem no ranking, mas é ao contrário.
Daí, me bateu uma sensação estranha, os pensamentos começaram a flanar sobre a região cerebral que comanda a razão e achei melhor, antes de pedir, iniciar uma limpeza pessoal; afinal, as mudanças sempre partem do individual para chegar ao coletivo, como mostra a nossa história.
Então, para que as mudanças possam vir a ser, e dizem que a época é propícia para isso, resolvi, por enquanto:
Coletar e organizar as fotos mais antigas das famílias Peleias e Schranck - algumas encontradas recentemente e outras já comigo há anos. Depois. selecionar as que mais representam os antepassados, emoldurar selecionadas, fazer uma parede em homenagem às famílias Pizzirani, Peleias e Schranck - uma vez que parede tem de sobra em casa! - e ainda colocar outras em portas-retratos.
Ou seja, iniciar um álbum de família.

Dê um presente para o seu futuro

Mais um ano se passou e mais uma vez chegamos ao Natal, época de trocar presentes, compartilhar esperanças e de se compromissar com a fraternidade.
Esta é uma época também de desperdícios - de alimentos e de materiais reutilizáveis.
A sustentabilidade está nas atitudes diárias de cada um. Portanto, não se esqueça que uma mesa farta não é sinônimo de excesso de comida, mas aquela que traz o alimento suficiente para cada pessoa e que o presente vale por seu conteúdo e não por sua embalagem. Assim, prefira produtos e embalagens que sejam fabricados com material reciclado ou que possam ser reutilizados.
Outra atitude sustentável é evitar o excesso de sacolas plásticas durante as compras de Natal. Você sabia que o Brasil produz cerca de 140 mil toneladas de lixo diárias e aproximadamente um quinto é composto por embalagens, que, sinceramente, você compra, paga e descarta? (É dinheiro jogado no lixo!)
Um dado preocupante em relação à preservação do meio ambiente é o volume de lixo formado apenas pelas sacolas plásticas: são consumidas cerca de 1 milhão de sacolas plásticas por minuto, o que significa quase 1,5 bilhão por dia e mais de 500 bilhões de sacos plásticos por ano.
Para colaborar com a diminuição da utilização de sacolas plásticas no comércio, ao fazer as compras natalinas opte por caixas de papel decoradas (e recicláveis) e arranjos produzidos com materiais recicláveis.
Neste Natal, dê um presente para o futuro do planeta. É fácil e custa pouco!

domingo, 7 de dezembro de 2008

Hexacampeão!

http://www.spfc.com.br/

http://www.saopaulofc.net/spfc/hx08/index.asp

Para Romilda

Ontem, 6 de dezembro, organizando a casa de minha mãe, falecida em 17 de outubro, encontrei uma carta escrita por ela em 8 de junho de 1964 que muito me emocionou - mesmo sabendo que essa carta nunca chegara a seu destino.
Por sabê-la de pouca instrução (fizera apenas dois anos de primário), surpreendi-me, novamente, com o nível de conhecimento dela: letra bonita, escrita perfeita, felicidade e bom humor.
Em memória a esta grande mulher que fôra e a quem devo tudo (sua força e seu apoio ao marido, meu pai, Antonio, foram fundamentais para a harmonia familiar), transcrevo-a a seguir.

Rio Claro, 8 de junho de 1964
Querida amiga Helena
Saudações
Desejo que ao receber esta carta, todos estejam gozando perfeita saúde.
Por aqui vamos todos bem graças a Deus, a minha mãe está comigo e os negócios vão mais ou menos.
O Cláudio Cesar já está no Jardim da Infância, no Grupo Escolar que fica bem perto de casa. A Deborah já está mais gorda e creio que já cresceu bastante aqui.
Helena, no dia 26 deste mês, eu e a Deborah vamos para São Paulo, porque no dia 27, sábado, eu vou fazer compras na Rua 25 de Março. Nós vamos com o trem de meio-dia, chegando em São Paulo mais ou menos às 3 horas, e vamos diretamente fazer uma visitinha para a "Helena Castilho & Cia", e vamos filar uma janta na casa dela, tá?
Helena, será que você pode cortar o meu cabelo e o da Deborah? Espero que não vá dizer não. Você não é disso, não é?
Depois à noitinha eu vou para a casa de minha sogra, e no sábado à tarde o Antoninho e o Cláudio Cesar vão também para São Paulo, porque a menina da Glória, minha cunhada, vai fazer um aninho.
Por agora é só, vou deixar as novidades para contar pessoalmente.
Lembranças a todos, e a você um grande abraço da amiga que não a esquece.
Romilda

A dança das garças

A rio-clarense Ariane Gonzales venceu o concurso Musa do Brasileirão 2008 como representante da torcida do Palmeiras. Na votação da final em 6 de dezembro pela internet, ela recebeu 47% dos votos. Kelly Medina, do Santos, ficou em segundo com 38%, e Thaís Carvalho, do Goiás, 15%.
Para a jovem, com certeza é uma oportunidade para crescer profissionalmente. Para a torcida do Palmeiras, um motivo para comemorar uma conquista, pois o time não teve muitas glórias no ano.
E para a cidade? Também sem muitas glórias para comemorar nos últimos anos, restará ser lembrada pela mídia, já que o currículo de Ariane a traz como cidade natal.Pena que seja só por isso...
Alguém assistiu ao programa Antena Paulista, da TV Globo, sobre o espetáculo das garças em Rio Claro? Este é um bom motivo para se orgulhar.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Ação humana na tragédia catarinense

Especialistas ambientais estudam a tragédia ocorrida no final de novembro em Santa Catarina e afirmam categoricamente: ainda é cedo para relacionar a tragédia das chuvas com possíveis mudanças no clima causadas pelo aquecimento global e garantem que a ação humana é um fator que pode ser incluída como um dos fatores que provocaram este desastre.
“O Sul do Brasil é uma região de chuvas abundantes, então cada vez mais terá que se pensar no processo de ocupação urbana”, comentou a coordenadora de previsão do tempo do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram/Epagri), Laura Rodrigues, para o site Envolverde. Ela destacou, ainda, que o estado já teve um volume muito grande de chuvas e condições atmosféricas similares, como em dezembro de 1995, que provocou enchentes na Grande Florianópolis.
Para ela, não se pode culpar apenas o excesso de chuva pelo problema, mas o modo como crescem as cidades, sem a devida atenção para os limites ambientais. “Cada vez mais, com a maior ocupação, construções irregulares, a situação ficará pior. Fatores como desmatamento também acabam contribuindo com o desastre”, disse à reportagem do site, ressaltando que uma inundação como esta a 10 anos atrás não causaria tantos estragos.
Dentre as possíveis causas, está o processo de urbanização, aumentando a impermeabilização do solo e que, nas áreas planas, reforça o problema das enchentes. Já nas de encostas, acelera a velocidade de descida da água. Ou seja, a ocupação inadequada dos morros da região de Itajaí é um dos fatores desta tragédia anunciada.
A falta de muros de contenção, inclusive nas estradas, e o desmatamento também são fatores que contribuíram para o desastre, uma vez que é sabido que a vegetação ajuda a segurar a terra e a partir do momento em que se iniciou a retirada do solo do morro e colocou-se asfalto, construíram-se casas, alterou a drenagem natural, colaborando para que o efeito do excesso de chuvas fosse mais drástico.
Em reportagem para o Programa de Domingo, da Rede Record, edição de 30 de novembro, Paulo Henrique Amorim esteve na região de Ilhota, cidade mais afetada pelas enchentes, e destacou que houve a retirada da madeira para comercialização, substituindo por plantações de bananeiras.
O que percebemos é que as ações humanas não têm medido suas conseqüências, e a natureza responde na maioria das vezes de forma violenta, nos alertando sobre as possibilidades futuras de novas e incontroláveis tragédias anunciadas.
Na foto, o presidente Lula sobrevoa a região catarinense alagada