sexta-feira, 29 de maio de 2009

Bicicletada: abrace este movimento

Em abril, iniciou-se em Rio Claro o movimento Bicicletada Rio Claro. A atividade acontece em todas as últimas sextas-feira do mês, com saída às 17h em frente à Igreja Matriz, na Praça da Liberdade.

A Bicicleta é um movimento inspirado no conceito de massa crítica e acontece no Brasil e em Portugal desde 2002, sempre na última sexta-feira do mês, no mesmo horário, às 17h, e tem como objetivo divulgar a bicicleta como um meio de transporte saudável, não poluente, que não causa congestionamentos e melhora a qualidade de vida dos usuários.

A atividade é livre para todas as idades, sexos e tipos de condicionamento físico, a pedalada é em rítmo leve, percorrendo não mais que 8km em Rio Claro.

Mais informações em http://www.bicicletada.org/RioClaro e pelo e-mail ciclismorc@hotmail.com.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Mais um ato contra a violência e a covardia de quem usa armas!

Em 25 de maio, a partir das 10h, acontece o evento Rio Claro contra a violência, organizado pelo movimento Hip Hop, Gaviões da Fiel e Umes Rio Claro (União Municipal dos Estudantes Secundaristas). O local escolhido, a Lagoa Seca no bairro Cervezão, não poderia ser melhor.
O objetivo, segundo seus organizadores, é mostrar à sociedade que o termo violência não possui significado apenas no ato físico, mas também no verbal, moral e ético.
O evento contará com apresentações de grupos de rap de Rio Claro, Araras e São Paulo, além de torneio de basquete, crew de graffite (dco urban art) e diversão para a criançada (piscina de bolinha, cama-elástica e mesa de pingue-pongue).

São aguardadas caravanas de outros municípios, como Campinas, Araras, Osasco, Taboão da Serra, Limeira e São Paulo. A entrada é franca, é lógico.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ato contra a violência em Rio Claro

A população de Rio Claro está se mobilizando para demonstrar seu descontentamento com o alto índice de violência na cidade, culminado com o falecimento da garota Gabriela hoje (21/5), vítima de uma ação covarde: dois indíviduos assaltaram a casa onde a família mora e estavam ela, sua irmã gêmea e a babá; Gabriela faleceu em consequência de um tiro na cabeça.
Pais de alunos do colégio Koelle onde Gabriela estudava articulam um ato público amanhã (22/5), às 17h, no anel viário do Aeroclube. A igreja Imaculado Coração de Maria, coordenada pelo padre Paulo Roberto Saraiva de Brito, também lançou uma campanha solicitando à população que coloque nas janelas das casas um pano branco como forma de protesto.
Nós, os cidadãos de bem, devemos nos unir e cobrar mais segurança!

Arrogância sem criatividade

Ando irritada com o apelo exacerbado de algumas propagandas veiculadas na TV brasileira - e olhem que já estivemos entre os melhores do mundo no quesito criatividade...
Há dias quero registrar minha indignação com a nova propaganda do Tucson, da Hyundai, veiculada à exaustão desde março. A arrogância utilizada para vender o 4x4 não cabe num País como o nosso, em que a desgraça é o pão diário da população.
A agência (ir)responsável pela criação coloca na boca de "supostos" proprietários do veículo frases como "dá uma sensação de imponência" e "é gostoso olhar as pessoas de cima", como se ter a sensação de imponência fosse a mesma coisa que tê-la ou que olhar as pessoas de cima lhe conferisse o poder de deuses.
Como nos tempos de Roma, pão e circo é o que merecem todos os reles mortais que não têm um Tucson...

Dúvida: qualquer marca de maionese tem 40 calorias?

Criada pela Ogilvy&Mather Brasil, a nova campanha da Maionese Hellmann's me parece ter dado um tiro no pé. Explico-me: no último depoimento, o personagem diz para a esposa pelo telefone "compra maionese que é caloria baixa". Então, quer dizer que uma colher de sopa de qualquer maionese tem apenas 40 calorias? Se isso não é fato, o personagem não deveria reforçar a mensagem repetindo o que todos os outros personagens disseram, ou seja "comprar maionese Hellmann's que é caloria baixa"?
Li em um site que esta nova campanha para a Unilever "vai surpreender o consumidor", e surpreendeu, pelo final revelador: qualquer colher de sopa de qualquer maionese tem apenas 40 calorias!
Além disso, tem um outro lado perigoso nesta propaganda da Hellmann's. Veja no link http://www.propagandasustentavel.com.br/site/show.asp?post_id=160 e me diga o que pensa sobre isso tudo!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Fim de semana verde em São Paulo

São Paulo estará mais verde no fim de semana de 21 a 24 de maio. Dois eventos, um no Parque Villa-Lobos e outro no Ibirapuera, despertarão os cidadãos para as maravilhas da natureza.

No Villa-Lobos acontece a mais representativa mostra do mercado de Observação de Aves no Brasil, de 21 a 24 de maio. É a Avistar 2009, que tem como objetivo promover uma rede de relacionamento entre os diversos segmentos da observação de aves, além de fomentar o turismo, incentivar as publicações e expandir o público de Observadores.

Participam da Avistar os segmentos de hotéis e pousadas, equipamentos fotográficos, binóculos e de som, livros, CDs e DVDs, parques e reservas, secretarias de turismo e entidades de preservação.

A programação completa está disponível no endereço http://avistarbrasil.com.br, com destaque para palestras tecnaturalistas, minicursos, mesas-redondas, saídas de campo, exposição de fotos de Tavinho Moura e Guimarães Rosa, selos e arte naturalista.

O Fim de Semana Verde também contará com o Viva a Mata nos dias 22 e 24 no Parque Ibirapuera. Promovida pela Fundação SOS Mata Atlântica, a quinta edição da Viva a Mata acontece das 9h às 18h e é composta por mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica.

Os estandes temáticos são: Costa Atlântica, Reservas Particulares, Conservação Regional, Lagamar, Educação Ambiental, Reciclagem, Empresas e Mata Atlântica, Água, Centro de Experimentos Florestais, Restauração Florestal, Produtos Sustentáveis e Túnel dos Sentidos. Mais informações sobre a programação estão disponíveis em http://www.sosma.org.br/index.php?section=content&action=contentDetails&idContent=380.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Uma linda história de amor


Felizes. É assim que podemos definir as girafas Zagallo e Beija-Céu, que comemoram 1 ano de casamento. Juntos desde abril do ano passado, esta bela história de amor começou depois que Zagallo, com 10 anos de idade e 5,10 metros de altura, recebeu tratamento VIP para viajar de São Paulo até o Zoológico do Rio, onde está desde 10 de março de 2008

Antes da viagem, funcionários do zoo de São Paulo promoveram a adaptação do animal ao contêiner, que contava com colchões e 50 quilos de comida. Tudo isso para fazer companhia a Beija-Céu, de 3,8 metros e quatro anos mais velha. Num primeiro momento, os dois ficaram separados, se conhecendo.

Mas, ao contrário do que acontece com muitos humanos, o casamento fez bem ao casal de girafas Zagallo e Beija-Céu. Segundo os técnicos do zoológico do Rio, o casal namora muito e está bastante adaptado e festejam em 16 de maio o primeiro ano de casamento. A data também celebra os 15 anos de Beija-Céu. A festa terá bolo de cenoura recheado com jiló, abóbora, ração e banana para os mamíferos e o parabéns a você será cantado às 12h.

Dizem as "boas línguas" que Zagallo é um "marido" carinhoso e que Beija-Céu se tornou dócil com o passar do tempo, depois de ter se feito de difícil no início do relacionamento - ou seja, foi uma "esposa" durona, mas cedeu aos encantos do companheiro...

Na foto, Zagallo acarinha Beija-Céu... São ou não uma belezinha estes dois? Que sirvam de exemplo para todos nós!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Quem não checa fonte, se estrumbica, diria o Velho Guerreiro!

Todos os jornalistas sabem que é preciso checar as fontes e os dados antes de publicar um texto, seja em qual veículo for. Mas, cada vez mais testemunhamos esta falta de postura, principalmente em trabalhos jornalísticos que acreditam em tudo o que encontram na rede. O mais recente exemplo pode ser conferido na reportagem abaixo, publicada pelo Comunique-se:
Irlandês inventa citação na Wikipedia e engana jornais

Um estudante irlandês conseguiu enganar os editores de publicações inglesas, além de jornais na Índia e Austrália. Shane Fitzgerald, de 22 anos, inventou uma citação e a atribuiu ao compositor francês Maurice Jarre, morto em 29 de março, na Wikipedia. A frase foi reproduzida no obituário do The Guardian, do The London Independent e do site BBC Music Magazine, entre outros. Sua intenção era demonstrar o uso da enciclopédia colaborativa, onde qualquer usuário pode acrescentar ou suprimir informações, como fonte primária de consulta. A frase inventada e sem fonte de origem foi postada pelo estudante logo após a morte do músico. Foi retirada do ar por moderadores da Wikipedia por duas vezes, mas recolocada por Fitzgerald logo depois. O erro permaneceu no ar durante todo o dia 30 de março.
A citação, que se espalhou pela rede como sendo de Maurice Jarre, é: “One could say my life itself has been one long soundtrack. Music was my life, music brought me to life, and music is how I will be remembered long after I leave this life. When I die there will be a final waltz playing in my head, that only I can hear”. O trecho pode ser encontrado em algumas revisões antigas do verbete, como esta.
A edição desta quarta-feira do The Guardian traz a correção do obituário, além de um artigo sobre o episódio, assinado por Siobhain Butterworth. “O que outros podem enxergar como um ato de vandalismo, Fitzgerald chamou de pesquisa... É preocupante que esta desinformação veio a luz apenas porque seu autor enviou e-mails aos editores informando-os o que fez, e é ruim ter levado um mês para fazer isso”.