quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Concebendo uma clínica médica como um spa: The International Hair Clinic, em Moscou

Criada pelo estúdio italiano de design A+I, com sede em Moscou, a International Hair Clinic, recém-inaugurada no coração da capital, mostra como a luz e o design de interiores podem transformar não só um ambiente mas também a disposição do cliente, permitindo-o perceber a clínica como um centro de bem-estar, um lugar não apenas para se tratar mas para se sentir melhor.
A clínica é marcada por um interior claro e despojado: as superfícies brancas das paredes, teto e do piso de epóxi brilhante se transformam em um "quadro" tridimensional, um segundo plano neutro em que poucos objetos essenciais se distinguem e diferentes cenários de luz definem a atmosfera.
No lobby, a área de entrada é definida por seis luminárias de teto Oslo, da Louis Poulsen, que proporcionam uma luminância difusa em todo o ambiente. A mesa da recepção, em Corian verde-uva, é iluminada por downlights dicróicos embutidos (ARC50, da Targetti), os quais possuem fontes de luz com diferentes potências para assegurar o conforto visual na estação de trabalho e dar ênfase para as composições florais características da decoração. Na parede, atrás, a fascinante obra de arte em luz “Dreaming Woman”, de Fabrizio Comeli, captura o olhar do visitante e se torna o tema que envolve a clínica.
A área de espera, concebida como uma pequena sala de leitura que observa o skyline em construção de Moscou, é composta por poucos elementos, porém marcantes. Cadeiras Egg, da Fritz Hansen, em dois diferentes tons de verde, ficam posicionadas em torno de mesinhas baixas. Acima delas, suspensos em diferentes alturas, pendentes PH50, da Louis Poulsen criam uma atmosfera doméstica, enfatizada pela prateleira irregular utilizada como expositor dos produtos de tratamento à venda.
Divisórias em vidro opaco, decoradas com ornamentos florais jateados, transformam as cabines dos cabeleireiros e médicos em boxes iluminados, cuja luz difusa emana do interior; as portas das cabines e salas de tratamento possuem placas luminosas com os números das salas (Dove, da MLE), uma solução normalmente adotada em design de hotéis.
As cabines dos médicos são concebidas como pequenos escritórios, com móveis da Knoll Scope Collection, luminárias de mesa AJ, de Arne Jacobsen – outro ícone do design escandinavo –, e com as PH Hat, também da Louis Poulsen, nas paredes.
As salas de atendimento são divididas em três áreas – tratamento, lavagem e massagem –, cada uma com um cenário de luz próprio. A luz geral é fornecida por luminárias com lâmpadas fluorescentes dimerizáveis (Beat, da Louis Poulsen) embutidas no teto, com telas protetoras de vidro. No centro do teto, uma luminária Oslo propicia uma luz delicada e difusa, e que permite que se desligue a luz geral durante as sessões de massagem. Nichos com iluminação em backlight criam a ilusão de janelas e adicionam espaço e luz ao ambiente.
Nesse projeto, o design de interiores e o lighting design estão estritamente conectados para definir uma atmosfera confortável e destacam a peculiaridade da clínica: conciliar a abordagem científica da medicina ocidental com as atitudes saudáveis das práticas orientais.

The International Hair Clinic
Moscou, Rússia
Projeto de Iluminação: Studio A+I
Mobiliário: Friz Hansen, Knoll, Sitland, MalettiFornecedores: Targetti Poulsen (marcas Targetti, Louis Poulsen e MLE)

Versão do inglês para o português para a revista L+D, edição n° 24, disponível em http://www.portallumiere.com.br/revistaonline/abre_revista.php?arq=198&id_revista=198&altura=768&largura=1024

Nenhum comentário: