quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Últimas tendências em arquitetura de academias de ginástica




A academia do personal trainer Giulliano Esperança segue
os mais modernos padrões arquitetônicos da atualidade, que são os de oferecer bem-estar aos alunos e permitir a socialização

Com o advento da chamada geração saúde nos anos 1980, influenciada pelo estilo de vida norte-americano, iniciou-se nas grandes cidades brasileiras a onda das academias de ginástica. O culto ao corpo malhado culminou na década seguinte com a popularização das cirurgias plásticas e a busca pelo modelo ideal de beleza.De pequenas salas com aparelhos de exercícios, os empreendedores deste segmento partiram para a escolha dos melhores pontos-de-rua e shopping centers, nascendo as mega-academias, que, hoje, são responsáveis pela concentração de milhares de frequentadores em todo o Brasil, o terceiro país na América do Sul em número de academias, com um total de 3% da população adepta a estes locais, de acordo com estudo da Fitness Brasil.

Com o passar dos anos, as academias modernizaram ainda mais suas instalações a partir de novos conceitos arquitetônicos, até chegar aos padrões atuais, cuja última tendência é o wellness, ou bem-estar. No wellness, os exercícios são aliados de atividades como o relaxamento em pequenos spas, em grupo com ênfase no relacionamento social, opções específicas para crianças e idosos, mudanças nos hábitos alimentares etc.

A arquiteta Patricia Totaro, diretora do escritório paulistano Patricia TotaroArquitetura de Resultados e a única arquiteta brasileira especializada em projetos para academias de ginástica, tem foco na humanização de espaços e preservação ambiental. “Vejo as academias de ginástica como o terceiro espaço das pessoas. O primeiro espaço é onde moram; o segundo onde trabalham ou estudam, e o terceiro, reservado ao lazer. Por isso, a tendência é que as academias antenadas com os dias atuais invistam cada vez mais no conforto e bem-estar dos alunos, não só no momento do exercício físico, mas também no momento de relaxar e conversar com os amigos.”

Seguindo esta tendência do mercado, o personal trainer Giulliano Esperança buscou no talento da arquiteta Patricia Totaro a ambientação ideal para a sua academia. “Quando cheguei pela primeira vez na Academia Giulliano Esperança encontrei um ambiente bem cuidado, mas onde faltava personalidade”, afirma Patricia.

O desafio, portanto, era grande para a arquiteta, que descreve seu trabalho na academia do personal trainer da seguinte forma: “o primeiro passo foi entender ‘quem é’ Giulliano Esperança e qual o seu diferencial. Uma vez conhecida a seriedade de seu trabalho, o seu cliente-alvo e suas crenças profissionais, procurei traduzir tudo isso na nova arquitetura da academia”.

O resultado, segundo Patricia, “tornou o ambiente aconchegante e acolhedor, com cores escolhidas especialmente para incentivar a prática de exercícios físicos sem estimular em excesso os praticantes. O espaço onde acontece a parte principal do treinamento, que é a sala de musculação (foto abaixo), foi levado para o último andar, bem ventilado e com uma vista agradável da cidade. No andar intermediário, criamos um amplo espaço de convivência (foto ao alto) para que os alunos sintam-se realmente em casa. A ideia é que, com o tempo, os próprios alunos apropriem-se do espaço e ele adquira a característica de cada um, e, consequentemente, do grupo de frequentadores”.

A arquiteta destaca, ainda, que algumas academias do interior de São Paulo já perceberam essa tendência e começaram a se adequar ao novo perfil de seus clientes, mais exigentes e antenados com as novidades dos grandes centros. “Estas academias estão lotadas de alunos satisfeitos”, finaliza Patrícia Totaro.

Sobre o trabalho da arquiteta Patricia Totaro, especializada em projetos esportivos
Patricia Totaro atua há 14 anos no mercado esportivo, desenvolvendo projetos de arquitetura para academias de ginástica, centros esportivos, clubes e spas, com mais de 80 projetos neste segmento em toda a América Latina. É palestrante nos mais importantes eventos esportivos, como IHRSA/Fitness Brasil, Brasília Capital Fintess, Sports Business, dentre outros. É membro da IAKS - International Association for Sports and Leisure Facilities -, do Instituto dos Arquitetos do Brasil e da ASBEA - Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura. É consultora de arquitetura da Associação Brasileira da Indústria do Esporte e redigiu para o Secovi (Sindicato da Habitação) o Manual de Escopo de Contratação de Projetos de Infraestrutura Esportiva.
Dentre seus projetos de academias de ginástica estão as 4 unidades da rede Monday, Eco Fit Club, Runway, Unique Family Club, Escola de Dança Pulsarte, Planet Sports, Carpe Diem, Bio Ritmo, Bourbon Atibaia, Complexo Esportivo Maria Imaculada.

Sobre o personal trainer Giulliano Esperança
Giulliano Esperança é graduado em Educação Física pela UNESP, pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela Unifesp e pós-graduado em Obesidade e Emagrecimento pela UGF. Atua no mercado de saúde e qualidade de vida há mais de dez anos e de forma sempre inovadora propõe uma maneira diferenciada e exclusiva de exercícios com foco na saúde e no emagrecimento.
Em sua academia, o personal trainer implantou o sistema Giulliano Esperança Wellness Manager com uma proposta diferenciada: é especializada em pessoas com dificuldade em emagrecer. A partir do gerenciamento total de sua saúde e de seu bem-estar, oferece um sistema de treinamento personalizado, com flexibilidade de horário, educação alimentar, mudança de comportamento, linha exclusiva de orientação on-line e um ambiente perfeito para obter os resultados desejados.
Serviço
Academia Giulliano Esperança
Endereço: Avenida 2, n° 1.348 (esquina com a Rua 14) – Rio Claro (SP)

Nenhum comentário: