quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Plasticidade e versatilidade

A escolha de telhas em aço zincadas resultou em movimento e dinamismo na fachada da TAM em Jundiaí

No entorno da Rodovia Marechal Rondon, em Jundiaí, os arquitetos Renato e Lilian Dal Pian projetaram um megacomplexo composto por três hangares que abrigam os aviões Cessna comercializados pela TAM Linhas Aéreas.
Dentre as dificuldades enfrentadas estava o pequeno prazo para projetar e construir o complexo. De acordo com Renato Dal Pian, a agilidade exigida levou à escolha do sistema construtivo tilt-up, no qual as paredes perimetrais do edifício, moldadas em concreto armado sobre a laje do piso interno, são posteriormente içadas por guindastes à posição final. "O travamento destas paredes se faz pela estrutura metálica que suporta a cobertura, também metálica", diz o arquiteto.
Este sistema construtivo foi escolhido devido à rapidez na montagem da estrutura em aço, facilidade de limpeza no canteiro e capacidade de vencer grandes vãos. "Além disso, o revestimento externo em telhas de aço galvanizado, permeadas pela transparência das aberturas em vidro antirruído, enfatiza a horizontalidade do conjunto e reforça a identidade do edifício com as atividades contidas", destaca Renato. Os trechos de concreto que receberam os vidros e caixilhos foram pintados de vermelho e iluminados internamente para garantir maior destaque à noite.
O envelope metálico do megacomplexo utiliza telha Perfilor, tanto na cobertura como no revestimento externo dos painéis tilt-up. As telhas em aço zincadas foram aplicadas com recobrimento e aparafusadas entre si e são zincadas por imersão a quente e coloridas em processos de pré-pintura em linhas contínuas, sistema conhecido como coil-coating, dando maior plasticidade e versatilidade ao projeto, pois é possível compor curvas em coberturas ou fachadas, criando movimento, dinamismo e linhas orgânicas. Foram usados dois tipos de revestimento na cor RAL9006: Perfilor LR-33 (na parte superior do edifício, acima da linha das portas dos hangares) e Perfilor LR-39F (na parte inferior do edifício).
Padrão para o revestimento de chapas de aço em todo o mundo, a pré-pintura, ou coil-coating, usa resinas extremamente flexíveis de forma que o aço pré-pintado seja conformado sem que ocorram trincas. Além disso, mantém a tonalidade da cor uniforme por toda a extensão da superfície e assegura grande resistência à corrosão e ao ataque de raios UV.
O acesso principal ao conjunto se dá pelo prédio administrativo e é facilmente identificável pela transparência desse trecho da fachada, também marcado pela marquise metálica instalada na altura da laje entre os dois pavimentos, cada um com cerca de 6 m de pé-direito. No térreo foram dispostas todas as áreas de apoio e manutenção dos aviões, como docas, salas de elétrica e tapeçaria, áreas de apoio de hidráulica, suprimentos, balanceamento e reparos e espaços para reuniões. O térreo possui, também, salas extras para futuras ampliações e uma grande área central aberta para circulação e descanso de funcionários, com jardins e espelho d'água. E, por fim, as portas das garagens dos aviões, com cerca de 30 m de vão, empregam um sistema de recolhimento das folhas metálicas que permite total abertura sem ocupar muito espaço interno. (D.P.)

Ficha técnica
Projeto arquitetônico: Renato e Lilian Dal Pian (Dal Pian Arquitetos Associados)
Colaboradores: Pablo Chakur, Cristina Pereira, Paula Di Nubila e Filomena Piscoletta
Área construída: 18.938,66 m² (1ª fase) e 8.628 m² (2ª fase)
Aço empregado: perfis soldados e dobrados (estrutura), chapas e bobinas de aço estrutural USI Medacivil (ASTM A 242, ASTM A 606)
Projeto estrutural: Vendramini Engenharia (concreto e metálica)
Fornecimento da estrutura metálica: cobertura Medabil, chapas Perfilor
Execução da obra: WTorre Engenharia e Construção
Local: Jundiaí, SP
Data do projeto: 2003
Conclusão da obra: 2004

Texto publicado na revista Arquitetura&Aço, edição n° 18 - criação: Cibele Cipola

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