segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Guardiões da Amazônia

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lançou uma ampanha nacional contra o desmatamento ilegal na Amazônia, a Guardiões da Amazônia. Esta campanha marca a nova fase de revisão dos procedimentos e adoção de instrumentos legais mais rigorosos na fiscalização ambiental, freiando o aumento do desmatamento ilegal na Amazônia.
Nas operações Guardiões da Amazônia, a fiscalização atua desde a origem da madeira aos centros consumidores. Os fiscais vão aos polígonos de desmatamento, checam planos de manejo, inspecionam madeireiras, montam barreiras em estradas e rios para flagrar o transporte irregular, monitoram portos para evitar a exportação ilegal, visitam também siderúrgicas e grandes distribuidores de madeira nas capitais.
O anúncio veiculado nas emissoras de televisão impressiona, tanto pela mensagem quanto pelas imagens. Se a quantidade de madeira usada em diversas construções for real conforme o texto da veiculação, precisamos parar para pensar imediatamente, pois cada consumidor também tem responsabilidades.
O que cada um de nós deve fazer ao comprar madeira bruta ou processada é exigir a emissão do Documento de Origem Florestal - DOF, necessário para o transporte de madeira. Assim, evitamos que empresas malintencionadas fiquem com um “saldo” fictício de madeira legal e tentem, desta forma, acobertar uma possível fraude.
Para termos certeza de que a madeira a ser adquirida tem origem legal, cada um de nós deve seguir os seguintes passos:
1. Verificar a regularidade da empresa no Cadastro Técnico Federal (CTF);
2. Exigir a Nota Fiscal, pois ela limita a possibilidade do comerciante criar “falsos estoques”;
3. Exigir o DOF, o documento legal de origem florestal.
Ao agirmos desta forma, ajudamos a cuidar do que o Brasil tem de mais valioso: a nossa Floresta Amazônica. Portanto, seja também um Guardião da Amazônia.
Assista ao anúncio:
http://www.ibama.gov.br/videos/tora.html
foto: site do Ibama

Nenhum comentário: