segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Flores comestíveis

Muito consumidas na Itália, as flores passam a falsa impressão de que vão resultar em receitas adocicadas. Mas na maior parte das vezes, as pétalas e os óleos essenciais são usados da mesma maneira que as ervas finas.
Quando se fala em manjericão ou salsinha, ninguém pergunta como deve usá-las. Pois bem, as flores são usadas do mesmo modo. Se a maneira de preparo é até parecida, não se pode dizer o mesmo do sabor, porque as flores dão mais sabor e provocam um aroma inconfundível.
Usadas em risotos, sopas, molhos, como acompanhamentos para carnes e, claro, como recheio para doces, as flores comestíveis são ingredientes delicados e não têm nada a ver com aquelas compradas em floriculturas ou em grandes mercados.
Só alguns tipos de flores são comestíveis e devem ser compradas em locais apropriados para isso. Os óleos essenciais tirados das pétalas de alguns exemplares e as flores secas também só podem ser adquiridos em farmácias ou em lojas que costumam ficar próximas de mercados municipais das capitais. Mas atenção: eles têm que vir com um selo aprovando suas propriedades culinárias e com a devida assinatura de um farmacêutico responsável.

Nenhum comentário: