quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Sustentabilidade: deixar de ser modismo para ser necessidade

Hoje, o conceito de sustentabilidade é muito profundo e está vinculado com a capacidade de criarmos processos, produtos, serviços, cultura para não causar impacto negativo no meio ambiente. É fazermos o que fazemos agora sem prejudicar o amanhã. É pensarmos e agirmos pela preservação dos recursos naturais do planeta, altamente esgotáveis. É olharmos de forma diferente de como olhamos a vida na Terra até este momento.
Em qualquer atividade humana é possível encontrar-se o equilíbrio desejado pela sustentabilidade, a bola da vez nas discussões socioambientais. A premissa é simples, e as atitudes sustentáveis podem ser praticadas diariamente sem que os “nossos hábitos passados” sejam alterados radicalmente.
A coleta seletiva de materiais é uma atitude ecologicamente correta e que não gastará energia humana, e economizará a energia do planeta. É simples: basta colocar no lixo que vai para o aterro sanitário apenas os restos orgânicos (de comida) e papéis contaminados (sujos) com gordura e do banheiro, por exemplo. Os outros materiais devem ser separados para a reciclagem em cooperativas que fazem a triagem para posterior comercialização.
Se sua cidade não possui coleta seletiva de lixo, cobre as autoridades competentes, pois atualmente é inconcebível que qualquer município não ofereça este serviço para a população.

A separação
O lixo reciclável, ou material reciclável, é qualquer material que após ser utilizado pode ser reutilizado para fabricação de novos produtos, como por exemplo vidro, plástico, papel, papelão, ferro, aço e alumínio.
A reciclagem tem dois objetivos: amenizar a quantidade de resíduo a ser tratada em uma cidade, ou região, e aumentar o tempo de vida útil dos aterros sanitários (a maioria dos aterros no Brasil está em estado de esgotamento e alerta).
Simplificando, a reciclagem consiste na separação (seleção) e recuperação dos diferentes tipos de materiais orgânicos e inorgânicos. A seleção e a recuperação do resíduo sólido urbano no mundo, principalmente em países desenvolvidos, já é uma prática rotineira e muito utilizada.

Padrão de cores dos coletores de materiais
Para facilitar a coleta de materiais recicláveis em locais públicos, desenvolveu-se um padrão de cores para os coletores, que facilitam a vida de quem descarta e de quem coleta. Portanto, ao vir estes coletores, siga o procedimento de descarte, e colabore para a preservação ambiental.

Azul: papel
Amarelo: metal
Verde: vidro
Marrom/metal: orgânico
Vermelho: plástico
Preto: madeira
Cinza: resíduos gerais

Nenhum comentário: