segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Peixe cru com selo de qualidade cativa paladar dos clientes

Entrevista com Marcelo Picka, sócio-proprietário do restaurante Taikô, em Rio Claro, para a revista Drops, edição n° 2

O Sebrae-SP desenvolveu um programa para restaurantes, bares e lanchonetes paulistasque enfatiza a qualidade da matéria-prima e a higiene pessoal e dos utensílios utilizados na preparação dos alimentos. É o Programa Alimentos Seguros (PAS), adotado pela Associação Brasileira de Culinária Japonesa (ABCJ) como complemento de seu Programa de Compromisso de Qualidade, lançado em maio deste ano e que emite certificações aos restaurantes que oferecemserviços de qualidade e segurança alimentar.Poucos sabem, no entanto, que o Restaurante Taikô, de Rio Claro, foi o primeiro restaurantejaponês do interior de São Paulo a conquistar o selo da qualidade conferido pela ABCJ.
Para saber um pouco mais sobre os planos do restaurante, a Drops conversou com Marcelo Picka, um dos sócios-proprietários.

O Programa de Compromisso com a Qualidade, da Associação Brasileira de Culinária Japonesa, tem quais objetivos?
O objetivo é que os associados atinjam um padrão de atendimento com indiscutível qualidade e que garanta a observação de regras rígidas de segurança alimentar e higiene. Ao final do processo, e após ser aprovado em cada etapa, o restaurante recebe um selo de garantia, comprovando sua excelência junto à ABCJ, aos consumidores e à opinião pública. Nosso objetivo com este selo é manter e melhorar incansavelmente o padrão de qualidade que nos impusemos quando abrimos a casa, e estarmos equiparados aos principais restaurantes japoneses do País em termos de qualidade.

O que o cliente do Taikô pode esperar a partir da conquista deste selo?
Tranqüilidade, pois sabemos da responsabilidade que é lidar com produtos crus. Seguimos todas as normas recomendadas e respeitamos os prazos de validade desses produtos e, portanto, a qualidade dos pratos é mantida e aperfeiçoada.

O Taikô está há quatro anos (em 2007) em Rio Claro. Qual sua avaliação deste período?
Completamos quatro anos em outubro e nesse período não paramos de aprender. Desde os hábitos do consumidor de Rio Claro e região, até lidar com a mão-de-obra, que, no nosso caso, é extremamente qualificada. Mesmo esperando um certo sucesso, nos surpreendemos com os quatro anos de casa cheia e continuamos trabalhando para prolongar esse período.

Quais são os planos para o restaurante? Há alguma novidade que possa adiantar aos leitores da Drops?
No final de dezembro, inauguraremos a Teppan House do Taikô, que será no Boulevard mesmo, bem ao lado de onde estamos hoje. É um conceito diferente do que a região tem: será um ambiente para apenas 15 pessoas e aceitará reservas antecipadas. Os pratos, com base em legumes, peixes e frutos do mar, serão preparados na chapa na frente do cliente. Também começaremos a trabalhar com ostras frescas, todas as sextas-feiras, as quais saem direto de Santa Catarina, chegam no Taikô e são servidas no mesmo dia.

Nenhum comentário: